Última etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo em Itaipava

A quinta e última etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo foi realizada neste domingo (20) no distrito de Itaipava, em Petrópolis. Com número recorde de participantes, esta fase registrou 410 inscritos nas 19 categorias. A largada aconteceu às 10h em frente ao Parque Municipal. No trajeto de 27 quilômetros, os ciclistas percorreram um trecho da Estrada União e Indústria e parte da BR-495, estrada que liga o distrito a Teresópolis, também na Região Serrana.

A largada foi feita em pelotões separados por categorias. A saída no parque aconteceu em marcha lenta e somente na BR-495 foi dada a bandeirada para que os ciclistas aumentassem a velocidade. Além do recorde nas inscrições, a etapa de Petrópolis também teve um diferencial, que é categoria ‘Mountain Bike’. A prova também conta pontos para os campeonatos estadual e nacional.

Os vencedores de Itaipava foram:
Elite Masculina
1 Cristian Engidio da Costa – Dataro (50:14:00)
2 Alex Arseno – Funvic (50:42:00)
3 David Leite Silva – Equipe UFF de Ciclismo (51:00:00)

Elite Feminina
1 Camila Coelho Ferreira – Memorial (56:48:00)
2 Rebeca Fonceca – Equipe Suzano (01:01:29)
3 Livia Bustamenta – OCE – (01:01:35)

Equipes que lideram o ranking nacional estiveram presentes. Entre elas destaca-se a Dataro, segunda melhor do país conforme ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo. Memorial Santos, UFF, Taubaté e Superfones também foram representadas por alguns atletas.

O grande crescimento do número de participantes da Copa deixa organizadores otimistas em relação ao ano de 2015. Luísa Jucá, diretora geral do evento, afirma: “Em 2014, o crescimento da Copa foi mais de 150%. Isto revela não só a vocação do Estado do Rio de Janeiro para o ciclismo, mas também o valor que o público dá a competições bem organizadas e com diferenciais como os locais das provas e a existência de diversas categorias. Iniciativas como esta fortalecem o ciclismo de ponta, permitem descoberta de novos talentos e promovem mobilidade urbana. Estou muito feliz com o resultado de 2014 da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo”.

O patrocínio máster da competição é da Bradesco Seguros. Demais patrocinadores são: IRB Brasil RE, Light, Peugeot, Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte. O evento tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Tour do Rio e a realização é do Instituto FAÇA e com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.

Resultados Completos

Fonte: Globo.com